Início > Monitoramento de sites > Comércio Eletrônico no Google Analytics

Comércio Eletrônico no Google Analytics

Por Danilo Barros Andrade
danilo@konfide.com.br

Muita gente desconhece a funcionalidade de estatísticas de loja virtual do Google Analytics. Hoje, as pessoas utilizam somente 30% da ferramenta de estatística do Google.

Lá vai a dica:

Ativar relatórios de comércio eletrônico no perfil

A primeira etapa do monitoramento das transações de comércio eletrônico é ativar relatórios de comércio eletrônico do perfil do seu site. Para ativar o relatório de comércio eletrônico, siga estas etapas:

1. Faça login em sua conta.
2. Clique em “Editar” ao lado do perfil que deseja ativar.
3. Na página “Configurações do perfil”, clique em “Editar”, ao lado de “Informações do perfil do site principal”.
4. Altere o botão de opção “Site de comércio eletrônico” de “Não” para “Sim”.
Formato da página de recibo

A segunda etapa é garantir que o código de monitoramento seja incluído na página de recibo na forma padrão. Isso pode ser feito usando uma inclusão de servidor ou outro driver de modelos, ou apenas ser codificado manualmente no código HTML:

var gaJsHost = ((“https:” == document.location.protocol) ? “https://ssl.” : “http://www.”);
document.write(unescape(“%3Cscript src='” + gaJsHost + “google-analytics.com/ga.js’ type=’text/javascript’%3E%3C/script%3E”));

try {
var pageTracker = _gat._getTracker(“UA-xxxxxx-x”);
pageTracker._initData(); pageTracker._trackPageview();
} catch(err) {}

Em seguida, em algum lugar no recibo abaixo do código de monitoramento, chame as funções_addTrans() e _addItem(). Comece com uma chamada para _addTrans() de modo a estabelecer uma transação. _addTrans() adquire os seguintes argumentos: ID do pedido, afiliação, total, imposto, expedição, cidade, estado, país. Para cada item que o visitante adquirir, chame_addItem(). _addItem() adquire os seguintes argumentos: ID do pedido, SKU ou código, nome do produto, categoria, preço, quantidade.

Aqui está um exemplo completo:

var gaJsHost = ((“https:” == document.location.protocol) ? “https://ssl.” : “http://www.”);
document.write(unescape(“%3Cscript src='” + gaJsHost + “google-analytics.com/ga.js’ type=’text/javascript’%3E%3C/script%3E”));

try {

var pageTracker = _gat._getTracker(“UA-XXXXX-1”);
pageTracker._initData();
pageTracker._trackPageview();

pageTracker._addTrans(
“1234”, // Order ID
“Mountain View”, // Affiliation
“11.99”, // Total
“1.29”, // Tax
“5”, // Shipping
“San Jose”, // City
“California”, // State
“USA” // Country
);

pageTracker._addItem(
“1234”, // Order ID
“DD44”, // SKU
“T-Shirt”, // Product Name
“Green Medium”, // Category
“11.99”, // Price
“1” // Quantity
);

pageTracker._trackTrans();
} catch(err) {}

– Veja este video que o ajudará ainda mais a entender como funciona;

Fonte: http://www.google.com/support/analytics/bin/answer.py?hl=br&answer=55528

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: