Planejamento AdWords

Criar campanhas de links patrocinados no Google é como criar apresentações em PowerPoint, basta INICIAR UMA CAMPANHA, criar alguns anúncios e escolher as palavras-chave, correto? ERRADO!

Assim como uma apresentação deve ser planejada antes de criarem dezenas de slides sem um encadeamento de ideias, uma boa campanha deve ser planejada com foco no seu principal personagem: O USUÁRIO.

Lembre-se de algumas situações nas quais você realizou buscas no Google e clicou em anúncios que pareciam ter sido feitos especialmente para você. É assim que suas campanhas de AdWords devem ser planejadas, elas devem causar o mesmo impacto em seu potencial cliente.

Para isso é necessário cumprir as seguintes etapas:

Etapa 1 – Seleção de Palavras-Chave – Entenda seu consumidor

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Você sabe quais palavras são mais buscadas por seus potenciais clientes? Dieta ou Emagrecimento? Imóveis SP ou Apartamentos SP?

Existem ferramentas online que permitem estudar e analisar o comportamento de busca do usuário, bem como descobrir o volume de buscas das palavras. As principais delas são:

Etapa 2 – Análise da Concorrência

Muitas pessoas criam campanhas e não analisam o que a concorrência já está fazendo no Google. Antes de começar suas campanhas, estude o que seus concorrentes estão fazendo. Seja criativo!

  • Pesquise e analise o padrão de anúncios
  • Navegue em sites com anúncios do Google e faça prints dos anúncios gráficos
  • Identifique buscas com menos concorrência
  • Ligue para concorrentes como se fosse cliente e pergunte SUTILMENTE se muita gente “liga do Google”

Não clique nos anúncios da concorrência apenas para gastar o orçamento, pois o Google tem mecanismos de detectar cliques inválidos. Além disso, é provável que com seus cliques o CTR dos anúncios melhore e seu concorrente passe a ter um melhor índice de qualidade. Com isso, o CPC (custo por clique) pode diminuir. Ou seja, o tiro poderá sair pela culatra.

Etapa 3 – Análise do seu site

A performance das campanhas de AdWords dependem DIRETAMENTE da estrutura e do conteúdo do site. Imagine que uma pessoa pesquisa Brinquedos Educativos Fantoches e é direcionado para Home Page de um site de  brinquedos educativos e que este site não possui uma categoria específica para Fantoches. Isso diminui muito a relevância do resultado para o usuário, pois ele poderá se decepcionar com a dificuldade em encontrar Fantoches e retornará ao Google para clicar em outros resultados.

  • A Home Page direciona rapidamente para todos serviços?
  • Existem landing pages (páginas destino) para cada serviço?
  • O site demora para carregar?
  • As keywords estão presentes na página destino?

Sinto informar que sites desenvolvidos em flash são prejudiciais para campanhas de AdWords, pois além de não possuírem URL (endereços) para cada página, em geral demoram para carregar.

Etapa 4 – Definindo as campanhas

É importante lembrar as principais configurações de uma campanha:

  • Orçamento – Crie campanhas diferentes para cada segmento de negócio da sua empresa, assim será possível acompanhar melhor os resultados e investir mais nas campanhas mais efetivas. Lembre-se de segmentar campanhas por volumes de busca das palavras-chave, por exemplo: A palavra AULA DE ESPANHOL não deve ficar na mesma campanha de PROFESSOR DE ESPANHOL SP, pois possuem volumes de busca muito diferentes.
  • Horário – Se necessita atingir seu público em horários distintos é importante definir horários.
  • Local – É possível selecionar PAÍSES, ESTADOS, CIDADES ou até definir alguns quilômetros em torno de um BAIRRO.
  • IDIOMAS – Muitas pessoas utilizam o Google na interface em inglês, portanto é importante manter os idiomas português e inglês.
Veja no tutorial abaixo a criação de uma Campanha para o site AuladeEspanhol.com.br.

http://www.videolog.tv/ajax/codigoPlayer.php?id_video=647002&relacionados=S&default=S&lang=PT_BR&cor_fundo=ffffff&cor_titulo=00cce0&hd=true&swf=1&width=600&height=450

Etapa 5 – Métricas de Resultados

Os resultados podem ser medidos de diversas maneiras, porém é importante definir métricas adequadas.

  • Aumento de visitas ao site
  • Melhoria o tempo médio no site
  • Aumento de leads
  • Aumento de vendas
  • Assinaturas de e-mail marketing

Referências e download:

<< Apresentação do Curso de AdWords da Konfide >>

Veja a data da próxima turma do CURSO DE ADWORDS

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